Sustentabilidade na Hamm

Vista aérea da fábrica da Hamm em Tirschenreuth
Economizar recursos

Na Hamm, a sustentabilidade está firmemente alicerçada em todos os departamentos e processos corporativos – desde Compras, passando pelo Desenvolvimento até o Serviço de peças de reposição

"Proteger o meio ambiente é imperativo para nós. Isto se aplica tanto às nossas ações como empresa fabricante quanto aos nossos produtos. Além disso, por meio do nosso sistema de gestão ambiental, visamos identificar novos potenciais de melhoria, a fim de reduzir o consumo de recursos e energia na nossa localização e limitar ainda mais o impacto ambiental."

Dr. Stefan Klumpp, diretor da Hamm AG

Certificada de acordo com a norma ISO 14001

Manter a pureza do solo, do ar e da água faz parte dos princípios da empresa. Além disso, a utilização de materiais reciclados economiza muitos recursos e energia em todos os setores. Nesse contexto, a Hamm instalou um sistema de gestão ambiental para a fábrica principal em Tirschenreuth e, desde novembro de 2020, conta com a certificação ISO 14001. Com isso, a Hamm assumiu o compromisso de continuar trabalhando para reduzir as emissões e o consumo de recursos. Nesse sentido, a Hamm também mantém um cadastro jurídico de todas as regulamentações ambientais relacionadas a descarte de resíduos, solventes, qualidade do ar, ruído, bem como controle da poluição de água, podendo controlar o seu cumprimento. Para consolidar essas tarefas na empresa, a Hamm contratou um responsável pela gestão ambiental e um responsável pela energia.

Manuseio consciente de recursos

Outro fator importante no manuseio de recursos é a conscientização dos colaboradores com relação a esses assuntos. Por isso, há vários anos, já têm sido promovidos treinamentos regulares com os funcionários para evitar o desperdício de material e energia.

Menos resíduos, mais reciclagem

Um indicador para o manuseio cuidadoso dos recursos existentes é a ocorrência de resíduos. Para isso, as equipes de logística, compras e planejamento de produção implementam diversas medidas. Em colaboração com diversos prestadores de serviços logísticos, por exemplo, as embalagens de transporte foram significativamente reduzidas.

Além disso, a Hamm também está de olho no consumo de água. Ele foi reduzido consideravelmente nos últimos anos em cooperação com o fabricante dos centros de usinagem para usinagem mecânica dos cilindros.

Medidas menos fantásticas também ajudam

Sendo assim, a Hamm abre mão de panos de limpeza descartáveis na fábrica e, em vez disso, aposta em um sistema reutilizável ecológico. De modo geral, aproveitam-se as oportunidades da economia circular em todas as áreas. Isso também inclui a máxima separação de todos os resíduos atualmente inevitáveis e a coleta em lixeiras de materiais recicláveis. No fim das contas, apenas cerca de 6 % dos resíduos vão para o lixo comum.

Imagem à direita: Para a melhor separação possível dos resíduos, recipientes claramente identificados foram disponibilizados na fábrica.

Tolles Produkt

Produção sem papel

Além disso, a Hamm está caminhando rumo à produção sem papel. Aqui, grandes passos já foram dados. Na documentação da máquina, os fabricantes de rolos compactadores também preferem documentos eletrônicos ao papel. Mediante solicitação, os clientes ainda podem continuar recebendo um manual de instruções impresso. Porém, graças ao “print on demand”, somente se imprime o que realmente é solicitado. Com isso, nos últimos anos, a Hamm reduziu a quantidade de páginas impressas em mais de 60 %.

Manuseio consciente de tintas e graxas - inclusive dentro da cadeia de fornecimento

Na produção, de modo geral, atualmente somente se utilizam tintas isentas de solventes. Em colaboração com os fornecedores, nos últimos anos, as proporções de solvente na tinta também foram reduzidas. Além disso, robôs de pintura e um sistema de alimentação automática contribuem para a pintura livre de emissões.

A Hamm também estabelece altos padrões para os fornecedores e as empresas que descartam resíduos, resíduos de tinta, óleos e outras substâncias sensíveis. Assim, o departamento de Compras atenta para o impacto ambiental dos materiais e as certificações ambientais das empresas e audita os fornecedores e prestadores de serviços regularmente com relação às suas medidas de proteção ambiental.

Serviço de peças de reposição sustentável

A sustentabilidade também perpassa o envio de peças de reposição: Além disso, a maioria das peças pode ser adquirida muito depois do prazo internacional comum de no mínimo 10 anos após a compra da máquina. Desse modo, mesmo rolos compactadores de várias décadas de idade ainda podem ser reparados e operados com alta disponibilidade. No caso, as peças de reposição enviadas hoje - inclusive para modelos mais antigos - sempre atendem às especificações atuais de proteção ao meio ambiente.

Soma-se a isso que a Hamm não fornece peças de reposição apenas no formato de grupos de montagem completos, mas também como peças individuais. Isso também economiza recursos e condições de envio.

Máquina de material de embalagem

Abrir mão de películas e plásticos

De modo geral, na medida do possível, a Hamm abre mão de películas e plásticos no envio de peças de reposição. Na embalagem das peças, a empresa utiliza papelão em vez de plástico e amendoins de isopor como preenchimento são tabu. Em vez disso, utiliza-se papel como material de preenchimento e forro.


Imagem à esquerda: Embalagem de papel no envio de peças de reposição

Conceitos de treinamento sustentáveis

Para os treinamentos da equipe global de manutenção e distribuição, durante muito tempo, somente havia a possibilidade de eventos presenciais, com exceção de livros e vídeos. No caso de empresas que operam globalmente, como a Hamm, por um lado, isso significava um elevado consumo de material para os materiais de treinamento, e por outro, muitas viagens. Para economizar recursos, por exemplo, para papel, e reduzir emissões, a Hamm vem trilhando novos caminhos desde 2011.

Para o treinamento dos colaboradores de distribuição e manutenção no mundo inteiro, bem como para treinamentos internos, a Hamm utiliza diversas soluções digitais. Com o eTraining, uma ferramenta totalmente digital, muitos treinamentos acontecem sem nenhuma utilização de papel. Além disso, muitos treinamentos de produtos são realizados na forma de transmissões ao vivo. Aqui, o efeito no balanço ambiental é especialmente grande, visto que, apenas no voo de ida e volta de um responsável pelo treinamento, por exemplo, da Europa Central para o Sudeste Asiático, gera-se uma quantidade de emissões equivalente ao que um cidadão produz em média por ano.

Esquema de corte de chapa lateral

Economia de recursos durante o desenvolvimento da máquina

O manuseio econômico de recursos também serve como lema para o desenvolvimento de máquinas. Sendo assim, entre outros aspectos, a equipe atenta para que o consumo de material se mantenha baixo durante a fabricação. Um bom exemplo é a otimização dos cortes de chapas. Graças à modelagem inteligente e a processos de usinagem modernos, obtém-se o máximo aproveitamento das chapas, de modo que o desperdício é minimizado.

Imagem à esquerda: Plano de corte para peças laterais

Otimização de processo contínua

Por meio dessas medidas, a Hamm conseguiu melhorar significativamente o desempenho ambiental nos últimos anos. Como empresa com certificação ISO 14001, a fabricante de rolos compactadores continuará reduzindo constantemente as emissões e o consumo de recursos no futuro - tanto na fabricação quanto durante toda a vida útil e operacional das máquinas.