De Montevidéu a Rivera
Wirtgen SP 64


Parceria colaborativa para a ampliação da Ruta 5 no Uruguai

De Montevidéu para todo o país – Os “5 dedos”

A Coluna da Paz na Praça de Cagancha marca o ponto fundamental das estradas nacionais do Uruguai. É também onde começam as cinco estradas mais importantes do país que levam de Montevidéu ao interior. Os ”Cinco Dedos” conectam as cidades maiores à capital e são as rotas de transporte mais importantes do país. Uma delas é a Ruta 5, que leva até o norte, na fronteira com o Brasil em Rivera.

Tolles Produkt

Anteriormente, havia apenas uma pista em cada direção, mas agora 75 km da estrada estão sendo ampliados para duas pistas. Os trabalhos envolvem a construção do novo pavimento da pista e o reparo da superfície da estrada existente. Quatro empresas foram contratadas para as operações de construção. As equipes da INCOCI, R&K – Berkes, L.P. Pietroboni e Stiler estão trabalhando lado a lado em uma das rodovias mais importantes do Uruguai. As três Wirtgen SP 64 utilizadas, as três máquinas de cura e textura TCM 180, assim como outras máquinas do Wirtgen Group e da John Deere são mantidas no local pela Interagrovial. Todos os envolvidos valorizam muito a estreita cooperação.

Dois homens apertando as mãos

Nosso objetivo é o sucesso sustentável de nossos clientes e parceiros, por isso estamos sempre ao lado deles com nossas soluções e sistemas eficientes.

Wirtgen Group – Close to our Customers

Processo de pavimentação otimizado com o insersor de barra de pinos

Na pavimentação de superfícies de estradas de concreto, o reforço, na forma de gaiolas de pinos ou malhas de reforço, geralmente é colocado na frente da máquina. Colocá-lo na frente restringe consideravelmente o espaço no canteiro de obras e dificulta as manobras dos veículos usados na construção. O reforço só pode ser abastecido com concreto pela lateral.

Retrato de Eugenio Plottier

“Em um cenário normal, o reforço é colocado frontalmente na superfície, o que consumiria muito tempo nesse terreno.”

Eugenio Plottier, Incoci

A utilização de insersores de barra de pinos (DBI) na SP 64 traz muitas vantagens nesse caso. Pinos e barras de ligação longitudinal são instalados automaticamente em toda a largura. O concreto pode ser descarregado e distribuído diretamente na frente da máquina. Os veículos do canteiro de obras, como os caminhões de abastecimento de concreto, têm mais espaço para manobras. Isso também aumenta a confiabilidade do processo, pois os pinos e as barras de ancoragem são sempre inseridos exatamente no lugar certo.

Retrato de Sebastián Trujillo

“De modo geral, a máquina nos permite alcançar uma taxa de produção muito maior em comparação com a pavimentação de concreto com mesas vibratórias no passado.”

Sebastián Trujillo, R&K – Berkes

Mais espaço no canteiro de obras

Tradicionalmente, as pavimentadoras de concreto são controladas por meio de avaliação mecânica de fios-guia previamente posicionados. Com o comando 3Dsem fio-guia, por outro lado, a rota de pavimentação está disponível em um modelo de terreno digital. Em geral, encontram-se montados na pavimentadora de concreto dois prismas, posicionados no campo de visão direto de uma estação total, de forma a refletir seu feixe de medição. A estação total determina a posição do prisma em três dimensões e a transmite para o sistema de comando da máquina. Em combinação com sensores de inclinação na máquina, isso permite que a vibroacabadora seja controlada com extrema precisão em termos de altura e posição.

Há uma série de vantagens em comparação com o comando por fio-guia. A equipe de pavimentação na Ruta 5 pode movimentar-se livremente pelo canteiro de obras, e as máquinas têm mais espaço para manobrar. Além disso, os caminhões que abastecem o concreto não precisam preocupar-se com o fio-guia. É possível dirigir na frente da pavimentadora de concreto em qualquer ponto e descarregar o material. Não é mais necessário dirigir em volta do fio para sair do canteiro de obras. Além da logística otimizada da obra, os responsáveis também mencionam o bom IRI obtido com o sistema. O Internacional Roughness Index, IRI (Índice de Irregularidade Internacional), descreve a planicidade da superfície da estrada.

Retrato de Jahuer Flores

“Isso facilita o controle da máquina de acordo com os planos, e o trabalho em si é mais confortável, pois há mais espaço no canteiro de obras. Além do mais, tivemos boas experiências com o sistema 3Dem relação ao IRI."

Jahuer Flores, Berkes-Pietroboni

Parâmetros da obra

Ampliação da estrada existente de uma pista para duas. Construção do novo pavimento da pista e reparo da superfície da estrada existente.

Máquinas usadas
Wirtgen:
3x SP 64 com insersor de barra de pinos e STBI (insersor de barra de ligação lateral)

2x TCM 180
John Deere:
JD 318G
Projeto de construção
Comprimento total:
75 km
Trecho 1: Peaje Mendoza – Cidade de Florida
30 km
Trecho 2: Cidade de Florida - Sarandí Grande
45 km
Largura de pavimentação total:
15,6 m
Largura de pavimentação por pista:
3,9 a 5 m
Profundidade de pavimentação:
220 mm
Inserção de reforço integrada à máquina:

Pino, barra de ancoragem

Você pode encontrar detalhes e mais informações nas páginas de nossos produtos.