Oberschaeffolsheim (Alsácia) | França
O Groupe Lingenheld é uma grande empresa de construção francesa, que pretende trabalhar da forma mais sustentável e neutra em CO₂ possível. Uma nova usina de asfalto da Benninghoven, equipada com o primeiro gerador de gás quente na França, também vem prestando uma importante contribuição para que esse objetivo possa ser atingido. Graças a essa tecnologia, a Lingenheld pode reciclar asfalto em 90 + X% — e, assim, reduzir significativamente as emissões.
A aprovação da usina planejada digitalmente foi realizada com base em uma visualização tridimensional realista, que teve em consideração todas as condições locais e, assim, forneceu aos responsáveis uma base clara para a decisão final.
O compromisso do Groupe Lingenheld para com a sustentabilidade se evidencia de várias formas. Por exemplo, a empresa da Alsácia investiu em uma frota de carros particulares elétricos para seus colaboradores e compensa na totalidade suas emissões de CO₂ através da plantação de árvores. Além da construção de estradas, a Lingenheld também está envolvida em vários serviços especiais, tais como a recuperação de edifícios e terrenos contaminados com poluentes.
A empresa também está progredindo no que respeita à produção de asfalto, através do investimento na tecnologia de reciclagem ecologicamente responsável da Benninghoven: a Lingenheld adquiriu uma usina de asfalto do tipo TBA 4000, com gerador de gás quente. Com a tecnologia de reciclagem líder no mercado, é possível transformar até 90 + X% de asfalto antigo em uma nova mistura e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões, especialmente as de carbono total (CT). A fim de atender também aos elevados requisitos para uma operação com baixo teor de poeira, uma potente instalação de filtragem da Benninghoven, com uma capacidade de 90.000 Nm³/h, remove a maior parte da poeira produzida.
Além disso, a TBA 4000 aumenta significativamente o desempenho. As 320 t de asfalto que a Lingenheld pode agora produzir e fornecer por hora representam o dobro do que conseguia com a usina operada anteriormente. O silo de armazenamento quente, com 130 t, e o silo de carregamento, com 341 t em quatro compartimentos (mais 13 t de carga direta), estão dimensionados de forma correspondente, permitindo à Lingenheld armazenar e operar tanto grandes quanto pequenas quantidades de asfalto. Inúmeras possibilidades de adição garantem a implementação de diversas fórmulas. Assim, os aditivos, granulados e adesivos podem ser dosados diretamente no processo de mistura. Com todas essas vantagens, nada poderá impedir a empresa de atingir o objetivo de produzir uma quantidade anual de 100.000 t de misturas de asfalto de alta qualidade, de todos os tipos.
341 t em quatro compartimentos: o silo de carregamento de material de mistura está em perfeita harmonia com o elevado desempenho da usina, que também oferece a possibilidade de carga direta (até 13 t).
“Temos grandes expectativas em relação a nossa nova usina da Benninghoven. Ela facilita bastante o uso de nosso material fresado como matéria-prima para novas misturas.”
Sebastien Wolff, Diretor de Tecnologia e Indústria
Groupe Lingenheld
Um argumento essencial para o investimento na tecnologia da Benninghoven foi o gerador de gás quente, uma vez que essa tecnologia não só impulsiona a Lingenheld no que respeita à operação com baixo teor de emissões, como também comprova sua qualidade em qualquer situação. A possibilidade de obter fantásticas taxas de reciclagem, com valores correspondentes a 90 + X%, é única no mercado. Uma grande vantagem que a Lingenheld descobriu como primeiro cliente na França. “Temos grandes expectativas em relação a nossa nova usina da Benninghoven. Ela facilita bastante o uso de nosso material fresado de projetos de recuperação como matéria-prima para novas misturas", afirmou Sebastien Wolff, Diretor de Tecnologia e Indústria no Groupe Lingenheld. “Já não temos a necessidade de usar uma quantidade tão grande de mineral branco, que é comparativamente mais dispendioso. Portanto, o uso de material reciclado também é extremamente lucrativo do ponto de vista econômico.”
Analisando os requisitos de mercado que prevalecem na França, o uso da tecnologia da Benninghoven permite à empresa estar em conformidade com a tendência. Existe um claro crescimento no que respeita à produção de asfalto com elevadas taxas de reciclagem. A adição multivariável, uma tecnologia para a adição cuidadosa de asfalto antigo sem aquecimento, já apresenta taxas de reciclagem de 40%. Esse processo de adição a frio está estabelecido no mercado francês e essa solução da Benninghoven já supera a taxa de reciclagem de muitos concorrentes. Contudo, é possível produzir asfalto de uma forma ainda mais sustentável — com o gerador de gás quente, o principal sistema de adição a quente da Benninghoven. Isso porque o aquecimento indireto do asfalto antigo no princípio de contracorrente, por meio de gás quente, garante um nível de temperatura uniforme em toda a usina, uma vez que nenhum componente da usina tem que ser operado a uma temperatura superaquecida.
O processo é possível graças ao uso do gerador de gás quente da Benninghoven: enquanto a queima direta “queimaria” o material reciclado betuminoso, o gerador de gás quente somente o aquece indiretamente, de forma cuidadosa, até ser atingida a temperatura de processamento ideal. Ao mesmo tempo, o processo reduz as emissões para um nível baixo — na Alemanha, por exemplo, para valores inferiores aos exigidos pelo regulamento TA-Luft. Isso é conseguido através da queima da maior parte dos hidrocarbonetos contidos no fluxo de gases de escape. Opcionalmente, uma medição contínua das emissões na chaminé da usina comprova o cumprimento dos valores-limite em qualquer momento. Essa é uma vantagem enorme, especialmente devido à existência de requisitos e valores-limite cada vez mais rígidos.
Tecnologia de ponta: o primeiro gerador de gás quente na França contribui para a produção de misturas com um baixo teor de emissões e uma elevada taxa de reciclagem.
A nova usina TBA 4000 na Alsácia foi construída de modo a desperdiçar o mínimo possível de tempo de produção. Isso significava que a antiga usina continuava sendo operada enquanto os técnicos de montagem da Benninghoven construíam a nova TBA, em um local bastante próximo. As condições de espaço limitadas e o tráfego dos caminhões de materiais de mistura representavam um verdadeiro desafio. O planejamento preciso foi essencial para assegurar a chegada atempada dos módulos de contêineres da TBA. Afinal de contas, TBA significa “Transportable Benninghoven Anlage” (usina transportável da Benninghoven) — e o nome diz tudo: a marca de produto do Wirtgen Group fabrica as usinas de asfalto, renomadas a nível mundial, na nova fábrica em Wittlich, o mais moderno centro de produção de seu tipo. Aqui, a Benninghoven pode atender aos mais variados requisitos de mercado e necessidades dos clientes e entregar tudo com a máxima precisão.
Através da visualização em 3D, os dedicados consultores ajudaram seus clientes a obter uma imagem exata do novo estado pretendido e a compará-la com o estado real. “É uma verdadeira ajuda”, enfatizou também Alexandre Richard, Area Sales Manager Benninghoven do Wirtgen Group na França. “Com a modelagem 3D, a Benninghoven mostra que o uso de tecnologias de última geração também está em conformidade com a proposta ‘Close to our customers’.”
“Com a modelagem 3D, a Benninghoven mostra que o uso de tecnologias de última geração também está em conformidade com a proposta ‘Close to our customers’.”
Alexandre Richard, Area Sales Manager Benninghoven
Wirtgen France SAS