Reabilitação de uma pista de pouso e decolagem

Sólido desempenho de duas SUPER 1880 L: alta eficiência, produtividade e qualidade foram essenciais para a reabilitação de uma pista de pouso e decolagem de 3,6 km de comprimento e 60 cm de largura no Aeroporto de Jacarta.
O Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta de Jacarta é o maior da Indonésia. O número de passageiros e de movimentos de voo vem aumentando com bastante dinamismo há anos. É por isso que a infraestrutura está sendo continuamente modernizada e ampliada. Mais recentemente, foi necessário realizar a reabilitação de uma pista de pouso e decolagem. Essa tarefa também foi desafiadora, já que o trabalho só podia ser realizado à noite, quando não havia decolagens e aterrissagens de aviões. Por isso, foi necessária uma tecnologia de máquinas confiável e potente para o trabalho de pavimentação da pista de 3,6 km de comprimento e 60 m de largura. Foi então decidido usar duas vibroacabadoras Vögele do tipo SUPER 1880 L. Elas pavimentaram quatro novas camadas, cada uma com uma largura de trabalho de 8,0 m, ”quente no quente”.
Início do turno às 23h em ponto: durante cada um dos turnos noturnos de seis horas, tudo precisava funcionar sem problemas no canteiro de obras do aeroporto para que o rigoroso cronograma fosse cumprido.
As áreas de tráfego que precisam absorver as forças das aeronaves de longa distância, com pesos de várias toneladas, estão sujeitas às cargas mais elevadas de todas. As pistas de pouso e decolagem são as mais utilizadas: elas também precisam suportar forças de empuxo e de frenagem que excedem muitas vezes o peso das aeronaves. Por isso, elas têm que ser reabilitadas regularmente. Para a pista 07L de 3,6 km de comprimento e 60 m de largura do Aeroporto de Jacarta, todas as quatro camadas de asfalto precisaram ser removidas e pavimentadas novamente. Veja como ficou a estrutura:
As especificações de qualidade da pavimentação para o projeto eram particularmente exigentes: nos aeroportos internacionais, os requisitos de pavimentação são baseados nos regulamentos rigorosos da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO, International Civil Aviation Organization) e da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, Federal Aviation Administration). Eles definem uma ampla variedade de parâmetros, desde a qualidade e a resistência do material de mistura até a qualidade da superfície e a precisão da pavimentação. Especificações rigorosas também se aplicam à formação das juntas.
Um trecho por turno noturno: reabilitação durante as operações em andamento
A reabilitação do Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta de Jacarta foi executada com as operações em andamento. Durante os turnos noturnos das 23h às 5h, um trecho (uma faixa estreita da pista) precisou ser reparada, sendo concluída na manhã seguinte e aberta ao tráfego aéreo. Cada um desses trechos foi completamente reabilitado, isto é, incluindo todas as quatro camadas de asfalto.
Graças à grande tremonha de material, à alta capacidade de pavimentação, ao alto desempenho e à robustez, as vibroacabadoras Vögele do tipo SUPER 1880 L atenderam perfeitamente ao perfil de exigências.
Além das rigorosas especificações de qualidade, o prazo também era curto: a equipe de pavimentação só podia trabalhar à noite, das 23h às 5h. As demandas da logística da obra e do desempenho da pavimentação eram igualmente altas. Foi preciso garantir que uma quantidade suficiente de material fosse sempre entregue e processada com a qualidade exigida. Por tais motivos, as obras em aeroportos como o de Jacarta requerem processos e equipes experientes e bem coordenados. Isso também vale para a tecnologia de máquinas aplicada. Durante a pavimentação, os operadores da empresa responsável pela obra contaram com duas vibroacabadoras SUPER 1880 L da Vögele. Graças à grande tremonha de material, à alta capacidade de pavimentação, ao alto desempenho e à robustez, as vibroacabadoras Universal Class atenderam perfeitamente ao perfil de exigências. Elas trabalharam “quente no quente” em uma largura de pavimentação de 8,0 m cada – um método que garante uma ligação particularmente firme e estável entre as pistas e evita a entrada de água de forma permanente.
A obra do aeroporto também foi uma questão de maximização da produtividade: “Para aproveitar ao máximo o tempo de trabalho, os processos precisavam ser executados de forma harmoniosa. Só assim poderíamos cumprir o cronograma”, conta Tadjus Tamsil, Diretor da PT Roadmixindo Raya. Em sua opinião, uma característica importante das duas vibroacabadoras de esteiras Vögele foi a grande tremonha com capacidade de 15 t. Devido ao seu longo comprimento e à baixa altura de carregamento, qualquer caminhão de mistura pode atracar facilmente na SUPER 1880 L e descarregar com rapidez. “Isso permitiu que os caminhões entregassem o material de mistura rapidamente. Além disso, conseguimos manter a velocidade de pavimentação alta e trabalhar sem interrupção.” Andrew Davian, gerente de projeto da bei PT Roadmixindo Raya, complementa: “O fato de que a SUPER 1880 L também facilitou o cumprimento dos critérios exigidos em termos de qualidade da superfície e precisão da pavimentação foi um verdadeiro alívio para a equipe de operações durante o rigoroso trabalho noturno.”
“Graças à tremonha grande, os caminhões puderam descarregar a mistura rapidamente. Além disso, conseguimos manter a velocidade de pavimentação alta e trabalhar sem interrupção.”
Tadjus Tamsil, Diretor da PT Roadmixindo Raya
Pavimentação de uma largura de 8,0 m cada: com a mesa extensível AB 500, as vibroacabadoras Vögele alcançaram a precisão e a qualidade exigidas.
As mesas extensíveis AB 500 TV também desempenharam uma função importante na alta qualidade da pavimentação. A AB 500 tem uma largura básica de 2,55 m e pode ser estendida hidraulicamente até 5,00 m. Com extensões fixas, ela alcança uma largura de até 8,5 m. “A máxima qualidade e a precisão do perfil são especialmente importantes para uma aplicação como essa no aeroporto. Com a AB 500 e os sistemas de compactação vibratória e de tamper, conseguimos obter uma pré-compactação elevada e, desse modo, um resultado de alta qualidade”, conta David Gouw Tama Priatna, diretor da PT Roadmixindo Raya. Devido ao aquecimento da mesa, também foi possível aquecer a mesa extensível de forma rápida e uniforme. Ela aquece de maneira constante todos os componentes que entram em contato com o material e, assim, obtém uma estrutura de superfície bastante homogênea.
O conceito de operação intuitivo ErgoBasic garantiu um trabalho preciso e sem erros em Jacarta. Ele foi desenvolvido com base no testado e comprovado sistema operacional ErgoPlus da Vögele com o objetivo de oferecer uma operação igualmente rápida, precisa e intuitiva, sendo reduzido às funções de pavimentação mais importantes. Para se adequar ao sistema operacional ErgoBasic, a Vögele também desenvolveu um sistema de nivelamento automático: o Niveltronic Basic. Ele é completamente integrado ao sistema de comando da máquina e, assim, é otimizado para a SUPER 1880 L. “O ErgoBasic é uma grande vantagem das vibroacabadoras Vögele. O conceito de operação permite um controle rápido e simples, além de facilitar o alcance de resultados precisos pela equipe de pavimentação”, afirma Faisol Fuad, também diretor da PT Roadmixindo Raya.