- Empresa construtora
- Schiavi S.r.l., Fiumicino (RM)
Reforma da pista de atletismo do Estádio Olímpico de Roma com uma Wirtgen W 200 Fi
Construído em 1927 como um estádio de ciprestes, o Stadio Olimpico já foi palco de uma ampla variedade de grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de Verão, concertos ou o Campeonato Europeu de Futebol (Eurocopa) de 2020. Lobos e águias já se enfrentaram muitas vezes na casa dos dois clubes da capital italiana, o AS Rom e o Lazio Rom, mas hoje um animal diferente é o centro das atenções. Um leão adorna a frente da fresadora grande que, como parte de uma folheação personalizada, é a nova marca registrada da empresa de construção italiana Schiavi S.r.l.
Tendo em vista o 26º Campeonato Europeu de atletismo em 2024, o Estádio Olímpico de Roma está sendo reformado. Após a modernização do estádio para o Campeonato Europeu de Futebol de 2020, a pista de corrida está sendo renovada. Para isso, a superfície da pista sintética de corrida, também conhecida como pista de tartan, foi removida primeiro. A camada superior de asfalto subjacente foi então fresada com uma fresadora a frio Wirtgen W 200 Fi e recapeada com uma inclinação transversal adequada para a nova estrutura. A inclinação, que é pouco visível, é essencial para a drenagem ideal da água na superfície. A montagem da estrutura é feita na ordem inversa. Uma nova camada de asfalto será aplicada à camada de asfalto inferior restante. Em seguida, há uma camada elástica e, posteriormente, uma camada de desgaste visível, composta por EPDM (granulado de borracha de monômero de etileno-propileno-dieno) e PUR (poliuretano). A qualidade da superfície e a uniformidade da pista de tartan dependem diretamente da pavimentação de alta qualidade da camada inferior de asfalto.
Auxilia o operador
O sistema de controle da máquina MILL ASSIST da W 200 Fi define a melhor relação de trabalho entre desempenho e custos operacionais. Isso não só eleva o desempenho de fresagem, mas também reduz o consumo de diesel, de água e dos bits, assim como as emissões de CO₂.
“A máquina oferece alta velocidade e confiabilidade. Os programas automáticos facilitam o trabalho dos colegas, aumentam a eficiência e, assim, também são bons para o meio ambiente. Exatamente o que precisamos em nossos projetos.”
Gerente de Projeto da Schiavi S.r.l.
Como todo o projeto segue um cronograma muito rigoroso, a remoção da camada de asfalto precisava ser concluída em 2 dias. Nesse caso, não foi possível aceitar nenhum comprometimento na qualidade da superfície fresada. Por isso, a escolha recaiu sobre a poderosa fresadora grande W 200 Fi e não, como se poderia esperar a princípio, em uma máquina menor. Faixa por faixa, a equipe da Schiavi progrediu ao longo da pista de corrida, onde o fornecimento contínuo de caminhões para transportar as grandes quantidades de material de fresagem representou um desafio. Com uma logística otimizada, é possível alcançar uma produção diária de mais de 8.000 m² com a fresadora a frio da classe de 2 metros na área da camada de superfície. As condições limitadas do espaço do estádio, contudo, dificultaram tanto o acesso quanto o posicionamento dos caminhões. A “compacta” entre as fresadoras grandes não é apenas forte, mas também ágil, de modo que manobrar com ela foi muito fácil. Quando o trabalho de fresagem foi concluído em um dia, todos os envolvidos ficaram mais do que satisfeitos.
“Temos um cronograma rigoroso para esse projeto. Por isso, optamos pela máquina grande. A precisão e o desempenho são realmente notáveis.”
Operador de Máquina da Schiavi S.r.l.