Tablet com software AR

Altos padrões de qualidade com a mais recente tecnologia

A garantia da qualidade de todas as plantas Kleemann tem alta prioridade. Os inspetores de qualidade fazem uso dos mais recentes métodos de alta tecnologia.

Parece um pouco com ficção científica: Heiko Elischer, corresponsável pela garantia de qualidade na Kleemann guia um aparelho ao longo do corpo do chassis da planta, a uma certa distância. Lasers azuis piscam em um ritmo estroboscópico, o aparelho faz lembrar um modelo atômico sobredimensionado. “Isto é garantia de qualidade no próximo nível”, explica entusiasmado o inspetor de qualidade.

O scanner ótico que ele segura com as mãos permite realizar medições altamente precisas em componentes de todo o tipo. Tamanho, material, qualidade de superfície e complexidade das peças a serem verificadas não têm qualquer importância. O scanner cria um registro total (100%) da geometria de um componente. Este registro real é então comparado com os dados de construção CAD com um software especial, ou seja, com o estado nominal planejado. Eventuais desvios são representados por diferenças de cor. Uma grande vantagem: O aparelho prático pode ser usado diretamente no ambiente de produção.

A qualidade é prioritária

Kleemann investe continuamente nas mais recentes tecnologias de inspeção e medição. Fica assim garantido que são entregues plantas de britagem e peneiramento móveis de máxima qualidade. Também os fornecedores são periodicamente examinados.

O novo scanner não só garante a qualidade. Graças à tecnologia avançada há também novas abordagens no desenvolvimento e na produção. Os resultados de medição permitem acesso mais rápido à produção de série, a taxa de erro na montagem é minimizada.

Amostras dos fornecedores podem ser medidas na faixa dos micrômetros antes do início da produção – desta forma se garante que o produto final corresponde exatamente ao modelo de desenho. Surpresas desagradáveis e atrasos na produção ficam praticamente excluídos.

Medições de alta precisão em componentes de todo tipo através de um moderno scanner ótico.

Uso de realidade aumentada

Um outro instrumento de medição da mais recente geração também envolve a comparação do estado nominal e real. No entanto, o método é diferente: O software usa realidade aumentada (AR). A tecnologia que pode ser traduzida como “Realidade aumentada“ complementa os dados no presente ambiente. Neste caso, o modelo CAD de um componente é transferido virtualmente, de forma precisa e confiável, para o objeto de teste. É assim possível comparar o estado nominal planejado do desenho CAD com o estado real do componente fabricado. Desvios se tornam imediatamente visíveis.

Os inspetores de qualidade da Kleemann testaram o software AR em uma fase de teste de 6 meses, e agora o integram no cotidiano – o teste de revisão da nova MOBIREX MR 100 NEO foi implementado inteiramente usando a nova tecnologia.

Tolles Produkt

O objetivo: Plantas com o mais alto padrão

Os dois instrumentos de teste facilitam a garantia de qualidade em muitas áreas: Na produção e montagem é possível verificar sem complicações e de forma confiável se está tudo no lugar e corretamente alinhado. Os status de revisão podem ser comparados Determinar status de reparo. Tempos de parada e trabalhos posteriores dispendiosos na produção podem ser evitados. A interação entre garantia de qualidade e tecnologia continua sendo otimizada.

Também a colaboração com os fornecedores é simplificada, visto que é possível verificar sem complicações a amostra inicial e a entrada de mercadorias. No futuro também é concebível verificar os componentes diretamente nos fornecedores. Se os erros já forem detectados aí, isso significa menos custos de transporte e menos panes no processo geral.

As novas tecnologias trazem diversas vantagens. Em suma, beneficiam principalmente a qualidade das plantas de britagem e de peneiramento. Isso significa que os clientes podem contar que cada componente de uma planta atende aos altos padrões usuais da Kleemann.

Vantagens dos instrumentos de teste mais recente

  • Comparação do estado nominal planejado do desenho CAD com o estado real do componente fabricado
  • Os status de revisão podem ser comparados e os status de reparo determinados
  • Tempos de parada e trabalhos posteriores na produção podem ser evitados
  • A interação entre garantia de qualidade e tecnologia continua sendo otimizada