Separadores de ar em plantas de britagem móveis
Ao preparar materiais de construção reciclados, a pureza da granulação do produto mineral é decisiva para a aceitação do cliente e possibilidades de comercialização. A qualidade do produto pode ser aumentada através da separação de materiais leves através da separação por vento. Todos os britadores de impacto da Kleemann podem ser equipados de modo ideal com separadores de ar para a preparação móvel na reciclagem.
Ao contrário do processamento de pedra natural pura, a preparação de material reciclado é muitas vezes confrontado com o desafio de produzir um produto final comercializável a partir de uma mistura de materiais de várias cores. Nos resíduos de demolição de construção, além dos componentes minerais de concreto, tijolo, asfalto e gesso, há também tipicamente outros materiais, como tecidos, madeira ou plásticos. Para transformar esta mistura de materiais em um agregado de rocha certificado e reciclado, na maioria dos casos é obrigatoriamente necessária a separação de materiais leves. Por um lado, as exigências subjetivas dos clientes do material de construção em relação à pureza do produto precisam ser atentidas. Por outro lado, normas e padrões técnicos também definem proporções máximas de impurezas não-minerais.
Por isso, na Alemanha, p. ex., misturas de agregado para infraestruturas de estradas só podem conter 0,2 % de proporção de massa de materiais leves flutuantes. Estes valores limite baixos mostram que é preciso o maior cuidado ao separar materiais leves. Se as exigências de qualidade não forem satisfeitas, o produto somente poderá ser vendido a um preço mais baixo ou tem de ser usado para uma finalidade inferior. Para garantir pureza suficiente do produto através da separação de materiais leves, na prática são usados diferentes processos.
No vídeo: O modo de funcionamento e o uso de separadores de ar da Kleemann é explicado na unidade de peneiramento final de deck duplo do britador de impacto MOBIREX MR 130i PRO.