Na reciclagem estacionária, as condições para o uso de um acionamento E-DRIVE, por norma, são muito boas. Está frequentemente disponível uma alimentação elétrica suficiente que, às vezes, até é proveniente de uma instalação fotovoltaica própria.
Três soluções e suas opções de aplicação
E-DRIVE, D-DRIVE e H-DRIVE – Três conceitos de acionamento para diferentes requisitos e opções de aplicação. A decisão de que variante é a melhor solução onde, quando e para que tarefas também depende sempre do balanço entre eficiência, ecologia e condições no local. A Kleemann demonstra que no final de contas, a pegada ecológica de um acionamento depende sempre do conceito global.
E-DRIVE, D-DRIVE e H-DRIVE representam as variantes diesel-elétrica, diesel-direta e diesel-hidráulica. Enquanto os acionamentos elétricos apresentam excelentes resultados em termos de balanço de CO₂, em algumas situações, um acionamento diesel economizador de combustível é a melhor escolha. Por isso, a decisão de qual o acionamento que representa a solução mais eficiente depende sempre da situação. Com base, por exemplo, na possibilidade de alimentação elétrica no local, se as máquinas serão usadas em ambiente urbano ou com base nas normas locais de proteção ambiental.
Três conceitos de acionamento:
E-DRIVE, D-DRIVE, H-DRIVE – Visão global de plantas de britagem e peneiramento da Kleemann e seus conceitos de acionamento.
O conceito de acionamento E-DRIVE oferece duas opções: acionamento com combustível diesel ou totalmente elétrico. O acionamento totalmente elétrico é ecológico e localmente sem emissões de CO₂ necessitando, porém, de alimentação elétrica. Se esta não estiver disponível ou for insuficiente, pode ser acionado o motor a diesel de baixo consumo. O britador e todas as correias transportadoras continuam sendo acionados eletricamente através de um gerador.
A máquina pode ser operada de forma totalmente elétrica ou, em alternativa, através do motor a diesel. O britador e todas as correias transportadoras continuam sendo acionados eletricamente através de um gerador.
A = acionamento através de motor a diesel
B = acionamento através de fonte elétrica externa
O uso do E-DRIVE depende muito da situação no local. Pedreiras e centros de reciclagem grandes dispõem frequentemente de uma boa infraestrutura elétrica. Aqui, o britador pode produzir de forma totalmente elétrica e, por isso, ecológica além de localmente sem emissões de CO₂. Além disso, em plantas de reciclagem se obtém cada vez mais energia verde através de instalações fotovoltaicas. Se o acionamento for alimentado desta forma, o resultado é um conceito global especialmente completo e sustentável.
Ainda assim há frequentemente situações em que não é possível uma alimentação elétrica como, por exemplo, se na pedreira toda a planta for deslocada ao longo da parede e a instalação de cabos compridos for muito complexa. Nestas situações, intervém o motor a diesel de baixo consumo evitando tempos de parada desnecessários do equipamento.
Na reciclagem estacionária, as condições para o uso de um acionamento E-DRIVE, por norma, são muito boas. Está frequentemente disponível uma alimentação elétrica suficiente que, às vezes, até é proveniente de uma instalação fotovoltaica própria.
Se não for possível usar o acionamento totalmente elétrico em longo prazo, o eficiente acionamento diesel-direto D-DRIVE se apresenta como a solução mais adequada e sustentável. Graças à otimização do consumo nos últimos anos – por exemplo, no acionamento do ventilador dependente de carga da nova geração EVO2. Hoje, o conceito de acionamento D-DRIVE oferece um menor consumo de combustível com maior desempenho de britagem. Em termos de rendimento e eficiência, o acionamento diesel-direto está em vantagem do ponto de vista energético com um consumo de combustível até 20 por cento inferior.
Acionamento direto D-DRIVE para britadores: o acoplamento viscoso oferece uma alta segurança operacional – para o operador e para o equipamento. Todos os acionamentos secundários como a peneira primária, as calhas ou as correias transportadoras são operados eletricamente.
A flexibilidade é um fator muito importante em muitas aplicações. Por exemplo, em trabalhos de demolição e preparação em áreas urbanas onde é necessário dar conta de picos de trabalho, durante períodos limitados, em pedreiras ou britar volumes globais menores. Os equipamentos de acionamento diesel-direto estão rapidamente operacionais nestas situações podendo ser posicionados em qualquer local da obra devido a seu tamanho compacto e suas opções de transporte avançadas. Esta é também uma vantagem na construção de estradas, onde as obras não estão fixadas localmente, mas se deslocam conforme o progresso da obra. Porque a alimentação elétrica, aqui, por norma não é possível, o D-DRIVE oferece uma solução economizadora de combustível e eficiente com um bom balanço ecológico.
Os trabalhos de demolição no centro das cidades são sempre um desafio. Aqui, frequentemente, não há uma infraestrutura suficiente de energia elétrica.
Nas plantas de peneiramento da Kleemann, bombas hidráulicas operam todos os componentes da máquina como peneira, correias e mecanismo de translação. Uma vez que a necessidade de potência é muito menor para o peneiramento do que para a britagem, o consumo de combustível durante a operação é pouco significativo podendo, ainda, ser reduzido adicionalmente através do sistema Start/Stop opcional: Em caso de falta de material de alimentação, a máquina reduz suas rotações do motor e, assim, as rotações dos acionamentos hidráulicos. Quando a carregadeira de rodas é usada durante um longo período para outras tarefas como, por exemplo, para o carregamento de caminhões, a planta se desliga automaticamente.
O equipamento com Dual Power permite uma alimentação totalmente elétrica da planta de peneiramento desde que esteja disponível uma conexão à rede elétrica. Neste caso, a planta trabalha sem emissões localmente, sendo uma opção especialmente interessante em regiões sensíveis do ponto de vista ecológico com normas rigorosas.
Nas plantas de peneiramento da Kleemann é usado um acionamento diesel-hidráulico eficaz. Além disso, o equipamento com Dual Power permite alimentar o aparelho de modo totalmente elétrico. Se estiver disponível uma conexão à rede elétrica, a planta trabalha localmente sem emissões.
A = acionamento através de motor a diesel
B = acionamento através de fonte elétrica externa
Um acionamento ecológico também depende sempre do conceito global
A pegada ecológica da produção é influenciada por muitos fatores incluindo a energia gasta para produção, transporte, armazenamento, venda e eliminação. Uma planta de acionamento totalmente elétrico pontua devido a sua operação sem emissões localmente, mas nem sempre é a escolha mais acertada. Se a alimentação através de uma linha elétrica externa for muito complexa do ponto de vista do equipamento e do material, uma tecnologia com baixo consumo de combustível pode ser muito mais eficiente. Ecologia também significa apostar em um reduzido uso de material e em longa durabilidade.
Qual a melhor, a mais eficiente e a mais sustentável das soluções depende sempre de cada uma das situações concretas. Certo é: independentemente de a escolha recair sobre E-DRIVE, H-DRIVE ou D-DRIVE, todos os três conceitos de acionamento da Kleemann permitem uma operação sustentável e ecológica da planta.