- Material de alimentação:
- Andesito
- Tamanho de alimentação:
- 600–700 mm
Produção eficiente e flexível numa pedreira de andesito na Indonésia
Em Tanjung Enim, Indonésia, a empresa PT. Bukit Asam Tbk. aposta na capacidade de desempenho das plantas Kleemann MOBICAT MC 120 PRO e MOBISCREEN MSS 802 EVO. Uma das maiores empresas estatais de pedreiras da Indonésia pretende assim, com tecnologia orientada para o futuro, entre outras coisas, dar um contributo para uma produção sustentável e ecológica.
PT. Bukit Asam Tbk. explora uma mina de lenhite administrada pela estado, onde a combinação de plantas da Kleemann, constituída por britador de mandíbulas e planta de peneiramento de fragmentos grosseiros, não brita carvão, mas sim andesito. O material britado é usado principalmente para reabilitar as estradas periclitantes da mina e para construir novas estradas dentro da mina. Um grande desafio para a extração é a posição do material em vários locais dentro da mina e os frequentes detonações. Ambos tornam necessário que as plantas possam ser movidas de forma flexível. As máquinas Kleemann móveis oferecem a flexibilidade para cumprir estas exigências. “A possibilidade de deslocar facilmente as máquinas foi um critério importante para nós”, explica Aditya Maulana Bainal da PT.
Andesito é uma rocha vulcânica muito dura e resistente, que pode ser usada como brita ou pó de brita na construção de estradas e ferrovias, assim como agregado para a produção de concreto e asfalto.
Uma equipe bem ensaiada: Combinação de plantas constituída por MOBICAT MC 120 PRO e MOBISCREEN MSS 802 EVO da Kleemann.
“A possibilidade de deslocar facilmente as máquinas foi um critério importante para nós.“
Aditya Maulana Bainal, PT. Bukit Asam Tbk.
Uma equipe formada pelo britador de mandíbulas móvel MOBICAT MC 120 PRO em combinação com a planta móvel de peneiramento de fragmentos grosseiros MSS 802 EVO deve maximizar a produção na pedreira. O primeiro é usado como britador primário, enquanto que a planta móvel de peneiramento de fragmentos grosseiros está instalado na sequência e providencia o peneiramento do material. “As máquinas são ideiais para as nossas necessidades e permitem adaptar a produção às condições e exigências sempre em mudança”, diz o engenheiro de vendas da PT. Bukit Asam Tbk.
Os primeiros resultados no local mostram que as plantas flexíveis da Kleemann permitem um processamento perfeito e eficiente da rocha de andesito. As máquinas também lidam bem com as exigências especiais do material.
Um olhar para o futuro:
As duas máquinas estão equipadas de modo a que possam ser operadas por meio de uma alimentação elétrica externa. A infraestrutura para o efeito deve ser implementada em um futuro próximo. Até lá, a empresa beneficia de um reduzido consumo de combustível da planta. “A possibilidade de operar a máquina com corrente nos permite avançar em termos de sustentabilidade. Quando operamos as máquinas com diesel, o consumo também é muito baixo”, enfatiza Aditya Maulana Bainal.
Os muitos detalhes bem pensados do MC 120 PRO aumentam adicionalmente a eficiência. A abertura da tremonha permite, p. ex., receber maiores quantidades e aumenta o volume da tremonha de 10 para 13 metros cúbicos. A tremonha pode ser dobrada de forma cômoda a partir do chão com o controle remoto. A peneira primária de deck duplo de oscilação independente permite peneirar o material de alimentação de modo eficaz. Deste modo, o material final é passado ao lado da câmara de britagem e é descarregado através da correia de descarga lateral. Este também é hidraulicamente articulável e pode permanecer na máquina durante o transporte O cinzel de rocha, outra opção com que está equipado o britador de mandíbulas, pode triturar pedaços grandes no material de alimentação diretamente na máquina, antes de estes chegarem ao britador. Acúmulos de material na transição da peneira primária para o britador podem ser facilmente soltos. Uma outra vantagem: o cinzel de rocha pode permanecer na máquina, mesmo durante o transporte.
A capacidade de desempenho, flexibilidade e sustentabilidade das plantas Kleemann são um fator. O outro fator de sucesso decisivo foi a assistência intensiva fornecida pela equipe de serviço da Kleemann. Alfred Hinterhofer, técnico de serviço da Kleemann, passou duas semanas no canteiro de obras, para instruir aí os participantes. Foram realizados tanto treinamentos teóricos, como também aplicações práticas e testes. Cerca de 40 representantes do governo estiveram no local para a aquisição, verificando com extremo rigor o cumprimento das condições contratuais. Alfred Hinterhofer ficou impressionado com a mina de carvão e com os muitos participantes no treinamento. “Foi uma implantação bem sucedida e estamos muito satisfeitos por nossas plantas Kleemann poderem ajudar mais um cliente no seu trabalho.“
“Estamos satisfeitos por nossas plantas Kleemann poderem ajudar mais um cliente no seu trabalho.“
Alfred Hinterhofer, técnico de serviço na Kleemann