Até mesmo a viagem foi espetacular: As enormes plantas da Kleemann atravessaram o rio Mazaruni até chegarem às pedreiras de BK Quarries no interior mais profundo da Guiana. Para a extração de granito o cliente conta com três combinações de plantas PRO da Kleemann.
Em uma região de selva extremamente difícil de alcançar, quer por água quer por ar, as máquinas devem trabalhar de forma extremamente eficiente e confiável. A empresa BK Quarries, que opera duas pedreiras na região de Bartica, na Guiana, não facilitou na escolha de seu novo equipamento. Especialmente porque se tratava de um grande projeto: progressivamente eram necessárias três combinações de plantas – um total de nove potentes máquinas. “Aqui precisamos de tecnologia extremamente confiável“, explica Brian Tiwarie, diretor-geral da empresa. “Desafiantes são, por um lado, a acessibilidade extremamente difícil e, por outro lado, o material com qual estamos lidando. Os granitos da Guiana são muito duros e abrasivos.“
A BK Quarries usa atualmente três combinações de plantas. São constituídas respectivamente por um potente britador de mandíbulas móvel MOBICAT MC 120 PRO, o britador de cone móvel MOBICONE MCO 110 PRO e a planta de peneiramento final MOBISCREEN MSC 953 EVO. As plantas de britagem processam a rocha em vários tamanhos de agregado, que é usada principalmente para a expansão da infraestrutura na Guiana.
No britador de mandíbulas é colocado granito com um tamanho de 0 até 600 mm. O seguinte britador de cone tritura o material em sua forma e o envia para a planta de peneiramento, onde saem três produtos finais triados: 0–8 mm, 8–12 mm e 12–19 mm. Tamanhos de agregado maiores (19–45 mm) são reconduzidos para o britador de cone através do retorno de agregado excessivamente grande. Este retorno contínuo garante o aproveitamento possível da matéria-prima e uma qualidade do produto ideal. “A qualidade do produto final é decisivo para nós e com as plantas da Kleemann alcançamos qualidade máxima”, diz Brian Tiwarie, muito satisfeito.
“Desafiantes são, por um lado, a acessibilidade extremamente difícil e, por outro lado, o material com qual estamos lidando. Os granitos da Guiana são muito duros e abrasivos.“
Brian Tiwarie, diretor-geral da BK Quarries
“Uma das excelentes características destas combinações de plantas é a interligação inteligente das máquinas”, diz Brian Tiwarie. Cada máquina trabalha de forma autônoma, no entanto, envia sinais para as máquinas instaladas antes e na sequência em caso de panes ou enchimentos em excesso. Este controle automático garante um processo sem panes. O Continuous Feed System (CFS) garante que toda a máquina é alimentada de forma ideal, o que reduz o desgaste e maximiza a capacidade. “Através do controle automático fica garantido que todas as máquinas são usadas de modo uniforme. Basicamente não temos paradas de máquina involuntárias”, resume Brian Tiwarie.
O BK Group se decidiu em 2021 pela primeira combinação de plantas da Kleemann. Determinante para a decisão foram as recomendações de outros clientes da Kleemann na região, bem como uma visita à fábrica da Kleemann em Göppingen – tudo isso combinado com a boa assistência oferecida pelo revendedor regional Resansil e Kleemann foram os fatores decisivos no final. Desde então foram adicionadas mais duas combinações de plantas que foram instaladas em 2022 e 2023. Uma na mesma pedreira, e a outra em um local diferente. A meta: a produção de milhões de toneladas de agregado por ano.
A empresa está muito satisfeita com a alta qualidade do produto e o reduzido consumo de combustível. “Neste local onde mesmo tudo tem de ser transportado por água a um custo muito alto, a alta exigência de combustível e a aquisição de peças de reposição gera custos adicionais devido ao transporte. Estamos muito satisfeitos com as plantas Kleemann em relação a esses dois aspectos”, informa o diretor-geral. A equipe da BK Quarries está feliz por ter encontrado um parceiro local na Kleemann e Resansil, que consegue garantir uma assistência técnica confiável em condições tão difíceis.
Com o desenvolvimento da indústria do petróleo e do gás na Guiana cresce também a demanda por produtos de construção de alta qualidade – isso significa um crescimento seguro para a BK Quarries. A empresa tem também um projeto que lhe é muito caro: Uma parte da pedreira BK se transformará em um retiro turístico exclusivo. Uma grande casa de hóspedes já foi construída no terreno, onde chefes de governo da Comunidade do Caribe CARICOM já residiram em 2011. No meio de poderosas árvores gigantes, nas proximidades de uma cachoeira espetacular.
Dados e fatos: