Com a 280 SMi, camada por camada, para alcançar um resultado superior
A KKT usa a Surface Miner para remoção de resíduos e extração seletiva de xisto betuminoso. Vários metros de resíduos são removidos antes que o horizonte com o xisto betuminoso seja exposto. Para isso, a KKT usa o método Side Casting: a 280 SMi posiciona o material cortado com precisão exata por meio de um potente transportador de carregamento traseiro giratório e elevatório. O material oriundo de várias pistas de corte adjacentes é armazenado em uma leira. O método Side Casting oferece a vantagem de que o processo de extração é separado do processo de carregamento e transporte, o que simplifica o carregamento da carregadeira de rodas e da escavadeira, tornando-o significativamente mais econômico do que, por exemplo, o processo Cut-to-Ground. Isso garante a utilização ideal da Surface Miner e evita períodos de imobilização devido à espera pelos caminhões com mangueiras.
O xisto betuminoso e o calcário ocorrem aqui em uma proporção de 1:3. Por isso, é fundamental ter uma máquina que possa trabalhar com diferentes materiais duros. No caso do xisto betuminoso com uma dureza máxima de 60 MPa, a 280 SMi atinge velocidades de alimentação de até 15 m/min em uma profundidade de corte quase total e, portanto, taxas de produção de primeira classe.
O calcário em Kiviöli às vezes é muito difícil de cortar, com uma dureza entre 60 MPa UCS e 120 MPa UCS. Contudo, a 280 SMi trabalha de forma confiável, camada por camada, cortando o calcário na taxa de produção necessária. O calcário pré-triturado facilita o manuseio posterior do material durante a recuperação. Em vez do demorada trituração secundária de grandes pedregulhos que ocorre durante as operações de perfuração e detonação, o material cortado pode ser facilmente colocado na morfologia desejada.